Saabscene Saab Forum - Saab Technical Information Resource banner

Saab 93 1.9Tid P1125 61 Atuador do acelerador

69K views 35 replies 8 participants last post by  geoffswagon  
#1 ·
Comprei um Saab 93 1.9Tid 2005 e notei que meu carro está um pouco lento. Entrei em contato com o proprietário anterior e ele disse que a wastegate do atuador está bloqueada. Então liguei para o RAC e eles fizeram um teste e me disseram para fazer o filtro de partículas ser regenerado pelo revendedor e o RAC recebeu o código P1125 em sua máquina, o revendedor fez a regeneração e voltou e disse que eu preciso trocar o corpo da borboleta e o código que estou recebendo é P1125 61 Atuador da borboleta. Quero descobrir se alguém teve esse problema e se é definitivamente o corpo da borboleta antes de substituí-lo. Também falei com alguém e ele diz que o código não significa que seja o corpo da borboleta, pode ser qualquer coisa ao redor, mas não necessariamente o corpo da borboleta. Por favor, me ajude com isso, pois é caro para substituir.

#5 ·
Corpo da borboleta, você disse que é 67 libras estranhas, isso é para o diesel porque o número da peça que me foi dado pelo revendedor é 93186494.

Além disso, o código que forneci, P1125, é realmente para o corpo da borboleta e precisa ser substituído ou a limpeza fará o trabalho? Mandei verificar a válvula EGR e ela está muito limpa.

#7 ·
P1125 é 'Atuador do acelerador, sinal de feedback incorreto'
Isso basicamente significa que a borboleta do acelerador está em uma posição (presa) que a ECU do motor não está esperando.
Como N2STY disse, tente limpar a borboleta do acelerador para garantir que ela esteja limpa e livre e volte para sua posição fechada.
Você pode simplesmente tirar a mangueira de impulso para ver a borboleta e borrifar um limpador de carburador/freio para limpá-la. Lembre-se de limpar o código depois.
Se isso falhar, parece que você precisará de um novo corpo de borboleta.

#9 ·
P1125 é 'Atuador do acelerador, sinal de feedback incorreto'
Isso basicamente significa que a borboleta do acelerador está em uma posição (presa) que a ECU do motor não está esperando.
Como N2STY disse, tente limpar a borboleta do acelerador para garantir que ela esteja boa e livre e volte para sua posição fechada.
Você pode simplesmente tirar a mangueira de pressão para ver a borboleta e borrifar um limpador de carburador/freio para limpá-la. Lembre-se de limpar o código depois.
Se isso falhar, parece que você precisará de um novo corpo de borboleta.
Este é um tópico um tanto desatualizado, mas eu o escolhi porque merve84 fez um comentário [Eu coloquei em negrito sublinhado] que é exatamente o que eu queria encontrar.
O carro em questão do meu lado é o carro de um amigo, um conversível manual 9-3 linear 1.9 tid de 2008. Este carro entrou em disparada completa do motor em mim.
O motor de repente estava gritando a plenos pulmões, girar a chave para desligar não o parou, puxar a chave não fez diferença, mas alguns segundos depois, ele parou.

Puxei a mangueira de admissão do corpo da borboleta e observei que a borboleta estava na posição totalmente aberta, o que achei um pouco estranho. Continuei removendo o corpo da borboleta do motor, desencaixei a tampa sobre as engrenagens esperando encontrar alguns detritos lá dentro.
Parecia limpo e impecável, então peguei a engrenagem do setor presa ao eixo do acelerador e pude girar o eixo do acelerador para a posição fechada, mas observei que estava sob tensão da mola. Quando soltei a engrenagem, a tensão da mola enrolou o eixo de volta para a posição totalmente aberta........mas........o quê!! Isso certamente parecia muito estranho e ao contrário!!

Então, encontro este tópico e o comentário de merve84, que a borboleta deve voltar para sua posição fechada, que é exatamente o que eu esperava!

Então, como é que este corpo de borboleta está funcionando ao contrário, alguém o desmontou e o montou de volta errado!

De qualquer forma, não vou mexer com este corpo de borboleta, vou apenas comprar um novo para fazer o carro funcionar [e com segurança!!] novamente, então posso mexer e tirar fotos para postar aqui no meu lazer.

Todos os comentários são bem-vindos para ajudar a explicar o que parece ser uma situação bizarra com este carro.
Saúde, Rob

#11 ·
Olá cjapeterborough, obrigado por ter vindo e obrigado pela sua contribuição :)
É um pensamento valioso que você tem, mas é claro que a mola é apenas uma mola, não é necessária energia para que ela seja uma mola. A mola sempre aplicará torque rotacional na mesma direção, independentemente da energia aplicada ao motor elétrico.
Saúde e continue a fazer rolar os pensamentos :)

#13 ·
Se o problema aconteceu de repente, então deve ter algo a ver com a atuação.
Se o solenóide estiver fora de fase, então talvez a borboleta esteja totalmente aberta quando deveria estar fechada.
Quanto à mola, ela pode funcionar da mesma forma em qualquer direção se uma força for aplicada.
Olá novamente, desculpe pela minha resposta lenta, fim de semana ocupado para mim.
Aconteceu de repente comigo, mas minha teoria é que já era uma bomba-relógio esperando para explodir na cara de alguém. Felizmente, era o meu e o carro estava estacionado.
Não tenho certeza do que você quer dizer com solenóide. Tudo o que vejo é o motor elétrico que aciona um conjunto de engrenagens para girar o eixo da borboleta.
Não tenho certeza do que você quer dizer em relação à mola. A mola é o que está aplicando a força e acionando o eixo da borboleta para totalmente aberto. Então você tem que aplicar uma força oposta à engrenagem do setor do eixo da borboleta com os dedos, para enrolar o eixo da borboleta para a posição fechada.
Quando você solta a engrenagem do setor, a mola a enrola de volta para a posição totalmente aberta, completamente o oposto do que Merve84 descreveu.

Qualquer motor a diesel pode entrar em disparada. A maneira usual [única] de parar um diesel em disparada é simplesmente bloquear todo o ar que leva ao coletor de admissão. Nada pode detonar se você reduzir a taxa de compressão para 1:1, o motor deve parar.
Então, para esta mola enrolar o eixo da borboleta para totalmente aberto, é repleto de perigo!

#14 ·
Se você remover a borboleta (TB) do carro na parte inferior, poderá ver uma tampa presa por alguns clipes, desfaça-os e observe a resina que envolve a placa de circuito impresso para ver se há rachaduras finas ou outros danos. Se você ainda puder ver a placa de circuito impresso através da resina, tente ver se consegue ver algum sinal de acúmulo de umidade em algum momento.

É bastante comum ver falhas na borboleta no 150, talvez valha a pena procurar uma que se saiba que funciona ou uma nova.

#15 ·
Olá Kez, obrigado pela sua contribuição :)
Sim, eu já tirei o corpo de borboleta do carro e desencaixei a tampa das engrenagens e das placas de circuito impresso, pensei que poderia encontrar algo como você descreveu, mas não, estava limpo e impecável por dentro e a engrenagem se movia livremente e sem qualquer problema em toda a faixa de movimento.
Sou técnico em eletrônica por profissão e sei como reconhecer o problema de umidade que você descreve, mas uma inspeção cuidadosa não revelou nenhum problema. No entanto, notei que a conexão com o motor elétrico era feita por meio de alguns pinos chatos que eram soldados à placa de circuito impresso, que se encaixavam em alguns receptáculos fêmeas. Eu vi isso como um ponto de perigo potencial, na medida em que, se o motor elétrico perdesse energia, ele não poderia mais manter o eixo do corpo de borboleta na posição desejada, permitindo que a mola o enrolasse totalmente aberto. O mesmo vale para o plugue do conector de fiação.
Limpei os pinos e o plugue do conector e o soquete, montei o corpo de borboleta de volta no motor e então fiz um pequeno passeio de carro [nas primeiras horas da manhã

#16 ·
[early hours of the morning - no traffic]. Eu estava pingando sangue com o carro, disse para ele colocar o cinto de segurança - você vai precisar!!!
Ao chegar na rodovia - sem trânsito - eu pulei em seu acelerador, eu não fui gentil, o Sr. bonzinho tinha ido embora para a noite, escuro e feio estava agora no comando!! Observação para todos que estão lendo isso - Não ultrapasse o limite de velocidade em vias públicas - ponto!!!

O carrinho se comportou bem e não pisou em falso. Ao chegar em seu local de estacionamento habitual, eu me desculpei com ele por tratá-lo tão duramente, mas também disse a ele que ele ainda não havia ganho seu certificado de navegabilidade.
Eu continuo profundamente preocupado com este corpo de borboleta e a ação da mola para totalmente aberto em vez de totalmente fechado, como descrito por Merve84.
Obrigado novamente por seus pensamentos :)

#17 ·
edição - o site deixou o final da minha mensagem de fora, editar a postagem parece não oferecer nenhuma maneira de salvar a edição????
Aqui está a última parte
[madrugada - sem trânsito]. Eu estava pingando sangue com o carro, disse para ele colocar o cinto de segurança - você vai precisar!!!
Ao chegar na rodovia - sem trânsito - eu prossegui para pular em seu acelerador, eu não fui gentil, o Sr. bonzinho tinha ido embora para a noite, escuro e feio estava agora no comando!! Observação para todos que estão lendo isso - Não ultrapasse o limite de velocidade em vias públicas - ponto!!!

O carrinho estava bem comportado e não fez nada de errado. Ao chegar ao seu local de estacionamento habitual, pedi desculpas por tratá-lo com tanta severidade, mas também disse a ele que ainda não havia ganho seu certificado de navegabilidade.
Continuo profundamente preocupado com este corpo de borboleta e a ação da mola para totalmente aberto em vez de totalmente fechado, conforme descrito por Merve84.
Obrigado novamente por seus pensamentos :)

#19 ·
Olá Kez, obrigado por voltar :) Não fez nada de errado na condução, comportou-se perfeitamente. Uma verificação cuidadosa de juntas secas não revelou nenhum suspeito. A verificação foi feita sob boa luz e com uma lupa forte. A placa de circuito impresso parecia ser de uma fabricação de muito alta qualidade, limpa e sem qualquer vestígio de intrusão de água. Mas a razão pela qual o motor entrou em disparada não é a preocupação, a razão pela qual o sistema de proteção não conseguiu desligar o motor e forçá-lo a parar é a preocupação. Como eu disse antes, qualquer diesel pode sofrer disparada, alimentar-se com óleo do cárter que está entrando no coletor de admissão é uma razão típica, então os fabricantes sempre construíram algum sistema de segurança que pode desligar um motor se ele começar a produzir potência não comandada. Bloquear a entrada de ar é a maneira mais rápida e fácil de matar um diesel em disparada. Meu Toyota Surf tem exatamente esse tipo de sistema de proteção contra falta de ar. Ele tem um cabo que gira um eixo do acelerador que tem uma borboleta montada nele, mas também tem um potenciômetro conectado ao mesmo eixo. Quando você pressiona o acelerador, o cabo gira o eixo do acelerador, que gira o potenciômetro, que por sua vez comanda a ecu 'Eu quero mais potência', que por sua vez comanda a bomba injetora para injetar mais combustível = mais potência. Eu acho que você poderia dizer que é um híbrido

#20 ·
O mesmo problema novamente, a última parte da resposta foi cortada??? Editar mensagem não tem função de salvar???? O fórum é limitado a um número máximo de caracteres por mensagem?
Aqui está a última parte novamente.

sistema híbrido fly-by-wire.
O Surf também tem uma passagem de desvio ao redor do corpo da borboleta e da borboleta, para permitir que o máximo de ar flua para os cilindros, mesmo quando o pé está fora do acelerador. Esta passagem de desvio tem sua própria borboleta que é controlada por um diafragma a vácuo e uma ligação com a borboleta.
Esta disposição serve a dois propósitos. Um é dar uma parada suave do motor quando você desliga a chave, o outro é proteger o motor [e os ocupantes] de fugas.
Se ocorrer uma fuga e você desligar a chave, ou a ECU detectar rotações/potência não comandadas, a borboleta de desvio se fecha e todo o ar é privado do motor, forçando-o a parar.
Com o corpo da borboleta deste Saab, a ECU provavelmente está tentando matar o motor liberando o motor elétrico, esperando que a mola feche a borboleta, mas a mola está enrolando a borboleta totalmente aberta, o motor é capaz de obter todo o ar que deseja, então a fuga continua.
Ou uma má conexão elétrica com o motor da borboleta, permite que a mola enrole a borboleta totalmente aberta, o que causa uma fuga do motor 'auto-induzida'.
Seus pensamentos contínuos são calorosamente apreciados. :)

#21 ·
Teste
Olá Kez, obrigado por voltar :)
Ele não fez nada de errado na condução, comportou-se perfeitamente. Verificações cuidadosas de juntas secas não revelaram nenhum suspeito. A verificação foi feita sob boa luz e com uma forte lupa.
A placa de circuito parecia ser de uma fabricação de muito alta qualidade, limpa e sem qualquer vestígio de intrusão de água.
Mas a razão pela qual o motor entrou em disparada não é a preocupação, a razão pela qual o sistema de proteção não conseguiu desligar o motor e forçá-lo a parar é a preocupação.
Como eu disse antes, qualquer diesel pode sofrer disparada, alimentar-se de óleo do cárter que está entrando no coletor de admissão é uma razão típica, então os fabricantes sempre construíram algum sistema de segurança que pode desligar um motor se ele começar a produzir potência não comandada. Bloquear a entrada de ar é a maneira mais rápida e fácil de desligar um motor diesel em disparada.

Meu Toyota Surf tem exatamente esse tipo de sistema de proteção contra falta de ar. Ele tem um cabo que gira um eixo do acelerador que tem uma borboleta montada nele, mas também tem um potenciômetro conectado ao mesmo eixo. Quando você pressiona o acelerador, o cabo gira o eixo do acelerador, que gira o potenciômetro, que por sua vez comanda a ECU 'Eu quero mais potência', que por sua vez comanda a bomba injetora para injetar mais combustível = mais potência. Eu acho que você poderia dizer que é um sistema híbrido fly-by-wire.
Mesmo problema novamente, última parte da resposta cortada??? Editar mensagem não tem função de salvar???? O fórum é limitado a um número máximo de caracteres por mensagem?
Aqui está a última parte novamente.

sistema híbrido fly-by-wire.
O Surf também tem uma passagem de desvio ao redor do corpo do acelerador e da borboleta, para permitir que o ar máximo flua para os cilindros, mesmo quando o pé está fora do acelerador. Essa passagem de desvio tem sua própria borboleta que é controlada por um diafragma a vácuo e uma ligação com a borboleta.
Essa disposição serve a dois propósitos. Um é dar um desligamento suave do motor quando você desliga a chave, o outro é proteger o motor [e os ocupantes] de disparada.
Se a disparada ocorrer e você desligar a chave, ou a ECU detectar rotações/potência não comandadas, a borboleta de desvio se fecha e todo o ar é privado do motor, forçando-o a parar.
Com o corpo do acelerador deste Saab, a ECU provavelmente está tentando desligar o motor liberando o motor elétrico, esperando que a mola enrole o tb, mas a mola está enrolando o tb para totalmente aberto, o motor é capaz de obter todo o ar que deseja, então a disparada continua.
Ou uma má conexão elétrica com o motor da borboleta, permite que a mola enrole o tb para totalmente aberto, o que causa uma disparada do motor 'auto-induzida'.
Seus pensamentos contínuos são calorosamente apreciados. :)

#23 ·
Olá Kez, parece que a sua publicação de teste funcionou bem para si.....então....não faço ideia???
Além disso, acho que pode ter querido dizer 'o diesel entra no óleo' em vez de 'o diesel entra no combustível'
Sim, li sobre este problema neste site aqui http://www.saabscene.com/forum/threads/145927-9-3-TTID-engine-runaway, embora tenha de admitir que estou perplexo com a forma como o diesel acaba no óleo do cárter??
Em relação à sua última resposta, pode-se concordar com a centralina não fazer nada em relação à fuga, mas desligar a ignição deve servir como a última linha de defesa para parar um diesel, com ou sem fuga.
Imaginemos que, ao desligar a ignição, toda a energia elétrica é removida do motor, o motor da borboleta já não tem binário para manter a borboleta na posição desejada e a mola da borboleta enrola a borboleta para a posição totalmente fechada, o que lhe daria as duas características desejáveis que o Toyota Surf desfruta - paragem suave do motor e paragem garantida do motor.
Com este carro em particular, desligar a chave enquanto estava em fuga não fez qualquer diferença, além disso, esta mola da borboleta está a enrolar a borboleta para totalmente aberta, o oposto do que merve84 descreveu.
É tudo um quebra-cabeças de fazer arrepiar os cabelos neste momento.
Cumprimentos, Rob

#24 ·
Sim, o oposto do que eu disse ;)

O DPF começa a fazer uma regeneração passiva após cerca de 20 milhas de condução e queima a fuligem no DPF através do motor aquecido à temperatura normal. Ele também faz o que é conhecido como uma regeneração ativa (introduzindo diesel extra que inicia um incêndio no DPF) a cada 250-300 milhas. Mas se o DPF estiver muito entupido com fuligem, a regeneração ativa não ocorrerá e o combustível extra pingará nos furos, contaminando o óleo do motor e aumentando seu nível.

#25 · (Edited)
Olá Kez, li um pouco sobre o DPF [Filtro de Partículas Diesel]. O que inicia uma regeneração passiva e o que o motor/ecu faz de diferente? Quanto tempo dura a regeneração passiva, ou ela está em modo de regeneração passiva permanente quando o motor/escape fica quente o suficiente?

Também estou perplexo com sua declaração de que 'o combustível diesel extra pinga nos furos'.
Os motores a diesel também são conhecidos como motores de 'combustão pobre' que funcionam com ignição por compressão. A alta taxa de compressão [normalmente 20:1] eleva a temperatura do ar através do aumento da temperatura adiabática, o que faz com que o diesel injetado se inflame, no momento em que é injetado.
Tecnicamente, os motores a diesel não precisam de uma borboleta para controlar o fluxo de ar como um motor a gasolina, eles aspiram todo o ar que o pistão pode puxar para obter o melhor aumento de temperatura do ar. Você simplesmente varia a quantidade de combustível injetado para variar a potência do motor, daí o termo 'combustão pobre'.
Você pode fazer um diesel funcionar muito rico, o que pode acontecer se a quantidade de combustível injetado exceder o oxigênio disponível para queimar todo o combustível, mas o excesso de combustível é simplesmente ejetado do escapamento como fumaça preta, mas nesse ponto, o motor também está produzindo potência máxima.

Então, injetando mais combustível, pode-se imaginar que isso só aumentaria a potência do motor. Mas não estou totalmente familiarizado com este motor, então talvez eu esteja perdendo alguma coisa.

de qualquer forma, independentemente de tudo o que foi dito acima, tenho certeza de que os suecos teriam algum sistema para desligar um motor a diesel que entrou em disparada.
Nesse ponto, tenho certeza de que o principal problema que tenho é que esta borboleta é acionada para abrir totalmente em vez de fechar totalmente, conforme descrito por Merve84.

Saudações e muito obrigado por sua ajuda contínua.
Rob

#27 ·
Só pensei em adicionar um comentário, pois tive este problema de aceleração máxima hoje.
Aconteceu depois de conduzir o carro por uma curta distância e reiniciar... assim que o motor arrancou, foi para rotações muito altas e desliguei a ignição imediatamente.
Começou bem alguns minutos depois.
O meu melhor palpite é que isto está ligado à regeneração do DPF e que provavelmente interrompi uma regeneração, embora vá ligar o opcom mais tarde e verificar as contrapressões e a distância desde a última regeneração... o que pode lançar um pouco mais de luz sobre isto.
Também vou verificar o óleo para ver se há algum sinal de gasóleo extra.

#29 ·
Apenas pensei em adicionar um comentário, pois tive este problema de aceleração máxima hoje.
Aconteceu depois de conduzir o carro por uma curta distância e reiniciar... assim que o motor arrancou, foi para rotações muito altas e desliguei imediatamente a ignição.
Arrancou bem alguns minutos depois.
A minha melhor aposta é que isto está ligado à regeneração do DPF e que provavelmente interrompi uma regeneração, embora vá ligar o opcom mais tarde e verificar as contrapressões e a distância desde a última regeneração... o que pode lançar um pouco mais de luz sobre isto.
Também vou verificar o óleo para ver se há algum sinal de gasóleo extra.
Olá cjapeterborough, obrigado por manter contato aqui :)
Umas perguntas, qual é o seu motor? O motor parou no momento em que desligou a chave? Seria interessante saber se a sua borboleta do acelerador estava em repouso [motor não a funcionar] na posição fechada ou aberta.

Kez, ainda estou a absorver o que você escreveu, tive alguns outros problemas para resolver com o meu próprio transporte. Parece que o Saab virou a minha vida de cabeça para baixo, depois removeu o meu cérebro e transportou-o para um universo paralelo!
Muito perturbador!! :crazy: :D

Cumprimentos, Rob

P.S. O navegador Opera parece funcionar bem neste fórum, o motor do fórum parece ter alguns problemas de compatibilidade com o IE 11.