Saabscene Saab Forum - Saab Technical Information Resource banner

9-5 1.9 tid soprando fumo preto

26K views 36 replies 6 participants last post by  kez  
#1 ·
Olá, espero que alguém possa ajudar.

A luz de gestão do motor do meu 9-5 1.9 tid de 2010 continua a acender e a entrar em modo de emergência, depois sai do modo de emergência até certo ponto.

Eu pensei que fosse a válvula EGR e instalei uma nova, mas isso não parece ter ajudado, o sistema de diagnóstico Bosch da oficina apresentou o filtro de partículas com 82% cheio e eles regeneraram isso usando o sistema Bosch, mas em 40 milhas, a luz do motor voltou a acender e entrou em modo de emergência novamente.

Antes da luz de gestão acender, ao conduzir, se eu reduzir a velocidade para fazer uma curva a cerca de 65 km/h e depois acelerar na 4ª velocidade, ele reluta em arrancar e de repente encontra a potência e acelera. Também pensei que podia ver baforadas de fumo preto ao mudar de mudança e acelerar.

Levei-o de volta à oficina e o leitor de código deles apresentou o código P1909, mas não ofereceu nenhuma explicação.

O mecânico disse-me que, desde a morte da Saab, a Bosch não tem atualizado os seus diagnósticos Saab.

Alguém pode oferecer alguma ideia, por favor?

muito obrigado

Colin

#2 ·
Eu procurei no WIS e não consigo encontrar o código de falha. Tem certeza de que está correto? Fumaça preta excessiva aponta para uma mistura muito rica, pois a fumaça preta é combustível. Eu procuraria por vazamentos de pressão e vazamentos de vácuo em todo o motor, incluindo vazamentos excessivos das barras de borboleta, se ainda estiverem presas. Leve também o carro para um passeio em 4ª marcha a 70 mph (cerca de 112 km/h) por 20 minutos com carga estática em torno de 2,5k. Isso limpará o DPF e também fará com que a ECU force uma regeneração. Quando começar, não pare até que esteja completo. Você saberá quando terminar porque a fumaça preta da regeneração cessará e a economia de combustível voltará ao normal.

#4 ·
O carro não está a regenerar devido ao curto-circuito dos sensores de pressão para a terra. Verifique se ainda está ligado e o outro sensor para onde o fio vai diretamente para o DPF ainda está preso.

Verifique as voltagens quando a ignição estiver ligada, deve ser 4.8-5.2v.

Não sei como um mecânico com equipamento especializado Bosch não conseguiu descobrir isso, eu procuraria outra oficina.

#5 ·
Isso é ótimo, eu realmente aprecio sua ajuda.

Era para eu ir a uma reunião a cerca de 160 milhas de distância amanhã, mas pelo que você acabou de dizer, acho que vou levar o velho e confiável 2.2 tid com 140.000 milhas e que nunca piscou.

Ou devo levá-lo para dar-lhe os 110 km/h por 20 minutos de viagem? Eu moro em uma área rural, esta seria uma oportunidade incomum para fazer esse tipo de viagem.

Onde está localizado o sensor de pressão?

O dpf é acessível pelo compartimento do motor ou por baixo?

Desculpe se pareço burro, mas meu conhecimento mecânico é bastante limitado!

Muito obrigado

#9 ·
espero que não e você diz que tem um leitor de código, então pegue isso.........e dê um pouco de força, não precisa bater ou pensar que você é o próximo campeão do WRC, lol, apenas mantenha as rotações altas o maior tempo possível, vai tirar as teias de aranha e fazer um mundo de bem. As áreas da Escócia parecem ter má sorte quando se trata de diesel, estranho para ser honesto.

#12 · (Edited)
Bem, eu voltei e não quebrei, mas minha viagem de 235 milhas com um bocado em estrada dupla e autoestrada com rotações a 2,5 > 3000, quando chegava a essa altura! Mas nenhuma melhoria, lamento dizer. Eu até o mantive em 4ª marcha.

Antes de tudo isso começar, eu tinha pensado que o motor funcionava um pouco frio, mas hoje estava normal?

Eu parei três ou quatro vezes e usei o leitor de código e sempre li como antes, eu o reiniciei cada vez, mas isso durou apenas 4 ou 5 milhas, independentemente de como eu dirigia.

10% da viagem de volta me levou por Cairn O' Mount, que é uma pequena montanha com estradas sinuosas, acabei em 2ª marcha e me perguntando se teria que reduzir novamente! Todo tipo de Fiesta velha etc. me ultrapassando e eu estava até me perguntando se um ciclista ia me ultrapassar!! Muito embaraçoso. Lol

Então é isso, senhores. Tendo feito 140.000 no meu outro 9-5 2005 com apenas itens de serviço necessários, estou me sentindo um pouco desencantado com meu novo Saab no momento.

#17 ·
A oficina do sistema Bosch está lendo P1909, meu leitor de código diz P1901.

Ele diz que o dpf está 54% cheio, isso apesar de eles o terem regenerado manualmente pouco antes de eu levá-lo para a corrida de 235 milhas e é tudo o que ele fez.

O sensor está conectado ao dpf e o outro fio também. A leitura da voltagem é 4,95

A leitura da pressão no dpf deve ser igual e está lendo 6 - 7 KPa em marcha lenta e 50 - 70 KPa a 3000 rpm.

Isso sugere alguma coisa para vocês?

#22 ·
Obrigado por toda a sua ajuda Nathan e Kez, o carro está voltando para a concessionária para que eles resolvam, eu não sabia que quando a regeneração falha, o diesel excedente vai para o cárter, parece uma ideia estúpida para mim! No entanto, quando descobri isso, verifiquei o óleo e o nível está 3 polegadas acima da marca máxima na vareta!!

Então eu disse ao revendedor que já tinha tido o suficiente e que era para ele consertar!

Eu avisarei qual é o resultado.

Obrigado novamente

Colin

#26 ·
A saga continua!
O carro foi devolvido ao concessionário em Newcastle, que instalou um novo dpf e depois o levou de volta para Glasgow, aparentemente sem problemas, e o deixou lá para eu recolher. Eu dirigi cerca de 20 milhas e o EML voltou a acender.

O concessionário me disse que eles haviam verificado o sensor de pressão e estava tudo bem, embora o concessionário Saab lhe tivesse dito que eles quase sempre voltavam para instalar um novo interruptor de pressão.

O concessionário agora não atende minhas ligações nem responde às mensagens!!!

Levei o carro para minha oficina local e eles instalaram um novo interruptor de pressão, mas isso também não resolveu o problema.

Agora ele tem um novo EGR, DPF e interruptor de pressão + placa restritora EGR!

A oficina não tem mais nenhuma sugestão e estou no meu limite!

Os mesmos códigos de falha de antes P1909 em seu sistema Bosch e meu portátil lê P1901.

Alguém tem alguma sugestão?